terça-feira, 23 de setembro de 2008

O Perfil do Professor

Atualmente os professores encontram-se diante de uma realidade difícil e inovadora. A era dos avanços tecnológicos torna o processo educacional e de aprendizagem em constante movimento. E como educadores comprometidos necessitamos procurar entender este momento que é revestido de características especiais, de incertezas, de rápidas e volumosas informações, de mudanças constantes, onde o que hoje se aprende, amanhã pode não ser mais válido. Precisamos ser humildes e mudar a nossa postura tradicional, aprender a aprender, reaprender a ensinar. Sabe-se que as competências que os professores adquiriram no decorrer de sua formação já não são mais suficientes, e que é preciso desenvolvê-las de maneira que o uso das novas tecnologias não seja apenas mais um recurso de mera ilustração das aulas. Mas que sirva como instrumento de mediação que possibilita o estabelecimento de novas relações para a construção do conhecimento e novas formas de atividade mental, cientes dos seus perigos e limites. Como diz o pedagogo Perrenoud, “que exerçam antes de mais nada uma vigília cultural, sociológica, pedagógica e didática, para compreenderem do que será feita a escola de amanhã, seu público e seus programas”.
Também é preciso que o professor compreenda a transformação da sociedade e que perfil deve ter o aluno de hoje para se transformar no profissional do futuro. Positivamente, se o educador tiver intimidade e sentir-se confortável com as tecnologias e suas aplicações educacionais, poderá passar naturalmente para seus alunos a aplicabilidade e as vantagens de sua utilização na construção do conhecimento.

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